5 Dicas Práticas Para Escolher Corretamente o Contador do Seu Empreendimento Digital

A era da informação

No nosso dia a dia auxiliando dezenas de empreendedores digitais de todo o país na árdua tarefa de legalizar e, principalmente, manter os seus negócios digitais legalizados, nos deparamos com inúmeros desafios.

Alguns desses desafios envolvem ajudar o empreendedor na comunicação com o contador (escritório de contabilidade), que, em 99.99% das vezes nunca ouviu falar da "indústria da informação", essa nova era em que vivemos na qual a transferência de ativos ($$$) em troca de uma transformação, de um aprendizado, de um conteúdo... ocorre com tanta frequência e é entregue em forma de bits.

Tudo isso é novidade

Isso é normal e não podemos culpá-los pois é bastante novo e até mesmo a legislação brasileira está longe de estar adaptada para suportar tais cenários bastante flexíveis e que evoluem constantemente.

???

As vezes é até complicado você conseguir expressar exatamente como você rentabiliza o seu negócio na internet, ainda mais quando você está começando e está vendo os primeiros bons resultados e deseja explicar como isso aconteceu para o contador te fornecer os melhores conselhos na legalização da sua atividade!

Garantia incondicional de 30dias, pagar pela internet, venda através de afiliado gerenciada pelo Hotmart, centenas ou milhares de clientes diferentes, baixas despesas fixas e as vezes nenhum funcionário apesar do alto volume de venda...

Ah, mesmo se você já tem sua empresa constituída e mantém um certo relacionamento com o seu contador ainda pode se identificar com alguns dos pontos que listei abaixo.

1

ALGUMA INDICAÇÃO ?  QUAIS NICHOS ELE ATUA?

Busque indicações de pessoas próximas a você ou de alguém que você conheça (pode ser o amigo do primo da irmã da namorada) que já tenha contato com um contador e trabalhe com algo próximo ao que você faz.

Nesse mercado pode ser difícil as vezes ter alguém da sua cidade em si que trabalhe com isso também mas talvez outro conhecido de outra cidade possa pedir indicações ao seu contador, quem sabe ele não possa indicar alguém da sua região.

Ninguém veio à mente? Então durante as conversas com os contadores você precisa perguntar em quais nichos eles atuam, qual o perfil das empresas que eles costumam atender e tentar encontrar algumas empresas de prestação de serviço (principalmente) que preferencialmente tenha algum negócio na internet, preferencialmente um curso a distância ou algo do gênero.

Quanto menos variados os nichos, melhor, principalmente para escritórios pequenos.

2

COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA EFICIENTE

Acredito que tendo os seus negócios na internet você tenha uma grande flexibilidade de viajar e não vai querer ficar preso a alguém ou alguma empresa que não lhe permita ter uma boa comunicação a distância, principalmente por e-mail.

Ainda muitos profissionais da área (na realidade em todas) não estão totalmente acostumados à troca de e-mails e alguns mandam aqueles e-mails TODO EM CAIXA ALTAAA, SABE? E É REALMENTE MUITO BOM TROCAR E-MAILS ASSIM PARA RESOLVER PROBLEMAS NÉ?

Uma boa comunicação por e-mail é realmente um ponto chave para você conseguir tirar dúvidas, receber conselhos, enviar documentos... enfim, deve ser o meio principal de comunicação.

Antes de contratar peça o seu e-mail e envie alguma mensagem para ele responder.

3

NÃO ESCOLHA PELO MAIS BARATO

Não sou especialista em economia nem em contabilidade mas enxergo o escritório de contabilidade como um investimento, pois, além dele te fazer economizar em impostos ele também vai gerenciar a papelada e burocracias importantes para você focar no crescimento do seu negócio.

Então não escolha pelo preço. Não estou dizendo que só porque ele é mais em conta ele será o pior ( e nem que o mais caro será o melhor), mas desconfie de quem está muito abaixo do mercado.​  Fale com pelo menos 3 contadores.

O contador é uma peça fundamental​ do seu negócio e ele vai te ajudar muito, mas pode também te atrapalhar, e se ele não fizer direito o seu trabalho você poderá ter graves problemas.

Em resumo, não tente economizar na escolha do contador e nem no que você precisa para manter o seu negócio legalizado pois sem isso você nunca irá longe.

Dê sempre preferência a quem já tenha experiência comprovada no mercado digital, isso vale para qualquer produto ou serviço que for contratar para o seu empreendimento online.

4

QUAIS COMPETÊNCIAS / HABILIDADES ?

Não vou detalhar coisas complicadas aqui mas veja quais serviços ele pode prestar, assim você saberá até que ponto você pode contar com o escritório de contabilidade.

Ele deve​ poder te aconselhar na parte tributária, fiscal, alguns aspectos jurídicos, entre outros.

O melhor aqui é conversar abertamente e sanar todas as suas dúvidas e veja se você se sinta seguro nas respostas e na forma dele lidar com situações com as quais ele não está acostumado.

5

CONHEÇA OS PROCESSOS

Verifique como será o processo de pagamento dos impostos, quais documentos precisa encaminhar a ele e em que periodicidade, quais documentos você precisa armazenar com cautela, como será realizada a sua declaração de imposto de renda, etc...

Lembrando de tentar resolver tudo que puder por e-mail ou de forma eletrônica de alguma forma.

Essa não é uma lista exaustiva mas resume alguns pontos iniciais importantes para você não desgastar o seu relacionamento com seu escritório de contabilidade logo nos primeiros meses de parceria e tentar encontrar alguém mais aderente ao seu perfil.

Perceba que não entrei em detalhes de processos contábeis pois acredito que não seja o seu forte então me atento a certos itens bem práticos que conseguimos avaliar facilmente.

No primeiro ano tente pelo menos fazer um esforço para verificar que ele esteja fazendo as coisas corretamente, de repente você pode até pedir a outro contador para validar.

Ficou alguma dúvida? Gostou? Faltou alguma coisa? Não concorda? 
Deixe seu comentário abaixo... vou adorar saber o que você acha.

Abraço e sucesso sempre!

About the Author

Ajudo empreendedores digitais a manterem seus negócios legalizados sem esforço, emitindo NFs-e de forma integrada aos meios de pagamento online.

Leave a Reply 0 comments

Leave a Reply: